Páginas

9 de junho de 2010

A Liberdade - Análise do Texto de Sílvio Gallo: Ética e Cidadania - Caminhos da Filosofia.


Ao longo de sua história o homem sempre buscou a liberdade, motivo de tantas lutas e marca de muitas conquistas. Nos dicionários encontramos: “liberdade
(latim libertas, -atis)s. f.
1. Direito de proceder conforme nos pareça, contanto que esse direito não vá contra o direito de outrem.” Mas será que realmente somos livres? Pensar em liberdade, é pensar em Direito. A CF/88 nos garante a liberdade de expressão, de viver, de participação, de escolha. Não só a garante como também a limita, o que não significa ausência de liberdade. No texto de Silvio Gallo, a liberdade é intrinsecamente ligada à responsabilidade, pois devemos sempre ter consciência de que o ato concretizado o qual temos liberdade de escolher terá conseqüências, que podem afetar não só ao indivíduo, mas também aos demais em nossa volta, pois vivemos em sociedade. O autor ainda nos fala que discorda da famosa frase: “liberdade termina onde começa a liberdade do outro”. Frase tal que também discordo, pois nossos direitos são iguais e liberdades também, portanto nossos direitos começam onde os direitos dos outros também começam, para evoluirmos e chegarmos a uma igualdade.
Como citado, liberdade de escolha. O que, a todo momento, vivemos em diversas situações. A situação é importante fator definidor de liberdade. Segundo autor, somos livres em determinadas situações e em outras não. O que afirma a tese de Jean-Paul Sartre: “a liberdade é absoluta ou não existe”. Nessas situações, ou somos totalmente livres, ou não existe liberdade. Ainda, “a liberdade é a condição ontológica do ser humano. O homem é, antes de tudo, livre.”
O Autor recorre também à Mikhail Bakunin, com a dialética do Senhor e do Escravo, cuja conclusão é de que a concepção de liberdade é "eminentemente social, porque só pode ser concretizada em sociedade," não em isolamento.
Portanto, somos livres se conscientes da responsabilidade, da escolha, da situação. Não sozinhos, mas em comunidade. Não deixa de ser um conceito subjetivo, pois cada um busca a sua liberdade, o seu ser livre, que nunca se sabe sua plenitude, porém nunca se deixa de buscar.

4 comentários:

Douglas disse...

Belo texto! As vezes me surpreendo com o poder de um texto bem escrito.

P.S e você escreve muito bem! Continue assim ^^

Guilherme Dias disse...

nossa adorei !!gosto mto da sua abordagem sempre simples e objetiva ^^
Parabens !!

Vinicis Felix disse...

Objetividade é com ela mesmo .. Parabens Blenda o post ta super bacana..
Continue assim :D

Blenda Amaral disse...

Oi gente. Obrigada pelos comentários. Sempre que eu puder vou postar sim. Fico feliz que tenham gostado! Beijos ...